sexta-feira, 30 de julho de 2010

A mentira e sua armadilha

E me perguntaram se eu sinto saudade daquilo que me pertencia, mas que, infelizmente, foi perdido. Respondi que não. E estava sendo sincera com essa resposta. Pela primeira vez. Antes eu dizia que não também, mas na verdade estava, mais uma vez, tentando esconder os meus verdadeiros sentimentos por trás dessa pequena mentira. Que fraude. Eu sei. Um modo rídiculo de tornar meus sentimentos invisíveis aos poucos. Mas deu certo. Foi uma forma de acorbetá-los. De protegê-los daqueles que eu não queria que descobrissem a sua existência. Deu mais certo do que eu esperava. Só que existiu uma contradição, algo que eu não imaginava que poderia acontecer, algo que nunca havia pensando antes... Me enganei na minha própria mentira. Ela me confortava de certo modo, no começo eu sabia que o que eu dizia não era verdade, mas depois passou a ser o contrário. Aquela não era a verdade, mas eu estava cega, e jurava que era, mesmo não sendo.
Inventava desculpas para os outros, e para mim mesma. Elas me confortavam. Inventava argumentos que só faziam sentido para aqueles que não enxergavam a realidade dentro de mim. E eu acreditava neles. Acreditava nos argumentos que não existiam, que não passavam de meras criações de minha mente fértil.
E assim, o feitiço foi jogado contra o feiticeito. Quem diria.
Consegui acordar a tempo e enxergar a realidade antes que ela estivesse totalmente modificada por causa de minhas criações. E quanto isso aconteceu, minha primeira impressão de mim mesma foi repugnância por ter me deixado cair em minha própria armadilha. Mesmo durante pouco tempo que isso tenha acontecido, foi repugnante o fato de só ter acontecido. Repugnante o fato de eu ter deixado que acontecesse.
Não vou me esquecer dessa. Levarei comigo a todo momento para que não acontessa novamente. Tentarei evitar. Como posso.
Mentir é algo desleal. Mas quando mente-se para si mesmo é algo pior do que deslealdade. Não há adjetivos que descrevam esse tal sentimento de ter se perdido na sua pior invenção.
Um erro. Uma grande lição. Sei como me senti quando descobri o que estava acontecendo quando abri meus olhos e olhei ao meu redor. Não há porquês concretos que comprovem que realmente vale a pena sustentar uma mentira. Ou repetir esse ato muitas vezes. Mantenha-se afastado desse tipo de armadilha que pode ser criada por você mesmo, ou por outra pessoa.  Mantenha-se afastado o quanto puder.

2 comentários:

Wevertton disse...

Ola Laryssa. Achei seu blog, curti e tô seguindo, depois se puder... me segue tambem?! Beijos

Thaís A. disse...

Pois é, mentira pra si mesmo é sempre apior mentira, como diria Renato Russo :)